quarta-feira, 23 de julho de 2014

Importância do Lean Manufacturing


Na atualidade, gestores de pequenas e grandes organizações estão preocupados com diversos índices que apontam inúmeros prejuízos como a baixa produtividade, com retrabalho, com estoque de matéria-prima e também com a superprodução, com a falta de planejamento e a falta de comprometimento entre indústria e colaborador. É visando à melhoria nesses itens que muitos gestores estão buscando implantar as ferramentas de Lean Manufacturing em suas empresas. E a aplicação dessas ferramentas trazidas do Sistema Toyota de Produção são de total importância para a uma gestão mais enxuta e lucrativa.                                                         
As ferramentas de Lean Manufacturing são indispensáveis na atual realidade econômica mundial dentro de uma organização, a difícil relação do mercado nacional que tem que se adequar com o mercado internacional, principalmente com o asiático, precisa reduzir custos para não perder mercado e sobreviver com países onde a exploração é extremamente ríspida e a mão de obra é quase escrava. São necessários investimento e treinamento com colaboradores e fornecedores para a implantação das ferramentas de Lean Manufatcuring. Esse investimento traz uma nova filosofia organizacional, onde a produção, o estoque de matéria-prima, os custos e colaboradores estão interligados e visam a melhorias. A adaptação é fundamental, os colaboradores envolvidos no processo produtivo deverão estar comprometidos e voltados às melhorias nos processos, em um novo ritmo, trabalhando e produzindo, objetivando a perfeição nos processos, produzindo no tempo certo, reduzindo custos desnecessários, ganhando em produtividade e qualidade.
É preciso também rever antigos conceitos, descartar o desnecessário, otimizar o tempo útil e prospectar novos clientes e fornecedores a fim de qualificá-los e obter meios alternativos para complementar a demanda que o mercado exige.                                                           
Contudo, fica claro que a aplicação dessas ferramentas é vital para que organizações estejam preparadas para projetar novos objetivos, assim como reduzir custos desnecessários e prospectar ganhos em qualidade e produtividade. Portanto, a aplicação do Lean Manufacturing é uma cultura que visa a uma melhor estruturação dentro da empresa, reorganizando processos e projetando melhorias de total abrangência, não só no meio industrial, mas também em bancos, hospitais e demais segmentos. 


Esse artigo foi postado por Rodrigo Nunes, no Jornal do Comèrcio
http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=159999

Nenhum comentário:

Postar um comentário