sábado, 19 de julho de 2014

5S - provavelmente a parte mais difícil na implantação do Lean Manufacture

A Filosofía 5S

Trata-se de um método para organizar o espaço de trabalho, especialmente o espaço compartilhado
 (como a área de uma loja ou um escritório), e mantendo-o organizado. Em geral é referido como 
uma simples metodologia de organização, mas sua abrangência vai além da mera organização. 
O propósito central do 5S é a melhoria da eficiência no ambiente de trabalho, evitando que haja perda 
de tempo procurando por objetos perdidos. Além disso, uma vez implementado, fica evidente quando um objeto saiu de seu lugar pré-estabelecido. Os partidários do 5S acreditam que os benefícios de sua metodologia provêm da decisão sobre o quê deve ser mantido, onde, e como deve ser armazenado. Esta decisão faz o processo advir de um diálogo sobre padronização que gera um claro entendimento, entre os empregados, de que maneira deve ser feito, de forma também a insuflar a responsabilidade do processo em cada empregado. Os 5 Ss são:

 

  • Seiri : Senso de utilização. Refere-se à prática de verificar todas as ferramentas, materiais, etc. na área de trabalho e manter somente os itens essenciais para o trabalho que está sendo realizado. Tudo o mais é guardado ou descartado. Este processo conduz a uma diminuição dos obstáculos à produtividade do trabalho.
  • Seiton : Senso de organização. Enfoca a necessidade de um espaço organizado. A organização, neste sentido, refere-se à disposição das ferramentas e equipamentos em uma ordem que permita o fluxo do trabalho. Ferramentas e equipamentos deverão ser deixados nos lugares onde serão posteriormente usados. O processo deve ser feito de forma a eliminar os movimentos desnecessários.
  • Seisō : Senso de limpeza. Designa a necessidade de manter o mais limpo possível o espaço de trabalho. A limpeza, nas empresas japonesas, é uma atividade diária. Ao fim de cada dia de trabalho, o ambiente é limpo e tudo é recolocado em seus lugares, tornando fácil saber o que vai aonde, e saber onde está aquilo o que é essencial. O foco deste procedimento é lembrar que a limpeza deve ser parte do trabalho diário, e não uma mera atividade ocasional quando os objetos estão muito desordenados.
  • Seiketsu :Senso de padronização. Refere-se à padronização das práticas de trabalho, como manter os objetos similares em locais similares. Este procedimento induz a uma prática de trabalho e a um layout padronizado.
  • Shitsuke : Senso de auto-disciplina. Refere-se à manutenção e revisão dos padrões. Uma vez que os 4 Ss anteriores tenham sido estabelecidos, transformam-se numa nova maneira de trabalhar, não permitindo um regresso às antigas práticas. Entretanto, quando surge uma nova melhoria, ou uma nova ferramenta de trabalho, ou a decisão de implantação de novas práticas, pode ser aconselhável a revisão dos quatro princípios anteriores.

Relação com outros conceitos

Em geral, o 5S é usado com outros conceitos tais como SMED, TPM, e Just in Time. A disciplina dos 5S requer o descarte daquilo que não é mais utilizado com o propósito de obter as ferramentas e partes necessárias. Isto é um dos princípios fundamentais do SMED, que por sua vez catalisa a produção Just in Time. O primeiro passo no TPM é a limpeza das máquinas, um dos procedimentos do 5S. Masaaki Imai inclui o uso do 5S em seu livro  sobre o Kaizen

Você sabe como definir OBJETIVOS de maneira correta ?

            
Os seus objetivos são espertos ?
 A regra

S.M.A.R.T. 

Todo mundo sabe definir OBJETIVOS, todos nós temos – ou pelo menos deveríamos ter – e na hora da apuração, se deu zebra , na grande maioria das vezes, temos “os outros” ou a “falta de recursos” como culpados para o fracasso.
Objetivos ( por definição, o termo objetivo diz respeito a um fim que se quer atingir, voltarei mais tarde para essa definição na letra R ) nascem de diversas formas – por necessidade ( precisamos aumentar o lucro da empresa, quero casar... ), por motivos pessoais, por curiosidade ( quero descobrir uma passagem até a Índia velando pelo Oeste ....) , Competição
( queremos ganhar a Copa Mundial de Futebol.... ) entre outros.
Embora que a motivação ( = motivo para ação, agir ) é diferente, todos os objetivos deveriam ter uma construção básica em comum – a regra S.M.A.R.T.
SMART é um acrônimo Inglês para
1.    SPECIFIC                                           específico
2.    MEASURABLE                                 mensurável
3.    ACCEPTED                                        aceitado
4.    REALISTIC                                        realístico
5.    TIME-BOUND                                 atrelado a prazos





1.    Specific
Um objetivo deve ser específico e bem definido – para deixar todo mundo alinhado e poder mensurar o progresso. BRASIL TEM QUE AUMENTAR A SUA PRODUTIVIDADE – não é um Objetivo, é uma frase oca.
Precisamos uma base, um benchmark, um indicador e um análise mais profundo.
Aumentar a produtividade em quais setores ( Agricultura, Indústria de manufatura, Serviços, aumentar em quantos %, em comparação com quais países etc.)
Neste ponto já nascem as primeiras dificuldades para obter um resultado. Para planejar precisamos de ações claras e especificas – sem isso, dançamos.
2.    Measurable
Primordial para poder mensurar o progresso, sem essa caraterística, todos os esforços ocorrerão em vão. PRECISAMOS AUMENTAR O LUCRO DA NOSSA EMPRESA – ok, quantos %, quantos R$ etc.

3.    Accepted
Ninguém faz nada sozinho ? Claro que faz, mas em grupo a gente vai mais longe..... A Aceitação é precisa para garantir que todos trabalham em prol do assunto com o esforço físico, intelectual etc. adequado.
Mesmo seguindo um objetivo pessoal – se nós mesmos não acreditamos em nossas capacidades – faltou aceitação e nada irá acontecer. Se os membros da nossa equipe não acreditam que o objetivo será possível de ser alcançado – faltará aquela gotinha que fará as coisas acontecer.



4.    Realistic
Provavelmente o ponto mais polémico – o que é considerado realístico.
Pecamos muitas vezes em não pesquisar todas as fontes de informação – lembrando que a grande maioria dos problemas se repetem, a roda já foi inventada por alguém faz tempo, porém não acessamos todas as possibilidades de obter informações. Enfrentamos restrições em termos de conhecimento ( não podemos esperar de um padeiro a descoberta para a cura de câncer ), esquecemos adequar os recursos necessários ( seja em capacidade, seja em termos financeiros ) e utilizar a tecnologia disponível ao nosso favor. 500 anos atrás, pessoas foram queimadas em plena praça pública por acreditar que a Terra não é o centro do nosso universo....
Lembra da Definição do termo objetivo ? Para poder atingir tal fim, o que precisa de recursos.....?

5.    Time-Bound
Ninguém é eterno e não temos todo tempo do mundo – não adianta ter um plano maravilhoso como aumentar o Lucro da Empresa em 23,76%, apresentando o mesmo na hora de ter entrado em falência.
Portanto – precisamos sempre atrelar um prazo as atividades e os objetivos. Sem isso, não tem como fazer um follow-up, controlar o andamento das ações etc. Sim – planos e cronogramas necessitam ser adaptados. Coisas imprevistas acontecem. Mas o mais importante do que o plano é exercer a atividade de planejar. Assim sempre estaremos com a mente e os olhos no assunto.


KPI - Key performance Indicator - Indicador chave de performance. 1º de 75 tratados - o LURCO LÍQUIDO

KPI 101      Lucro Líquido

O lucro líquido, também conhecido como a linha de fundo é uma medida da rentabilidade de um empreendimento após a contabilização de todos os custos.
Em uma pesquisa com cerca de 200 gerentes de marketing sênior, 91% responderam que encontraram a métrica "lucro líquido" muito útil.

Um sinônimo comum para "lucro líquido" quando se fala de demonstrações financeiras (que incluem um balanço e uma demonstração de resultados) é a linha de fundo. Os resultados desse prazo a partir da aparência tradicional de um resultado que mostra todas as receitas e despesas alocadas ao longo de um determinado período de tempo com a soma resultante sobre a linha de fundo do relatório.
Em termos simplistas, o lucro líquido é o dinheiro que sobra depois de pagar todas as despesas de um empreendimento. Na prática, isso pode se tornar muito complexo em grandes organizações ou empreendimentos. O guarda-livros ou contador deve enumerar e alocar receitas e despesas propriamente ao âmbito de trabalho específico e contexto em que o termo é aplicado.
Definições do termo podem, contudo, variar entre o Reino Unido e EUA. Nos EUA, o lucro líquido é freqüentemente associado com o lucro líquido ou o lucro depois de impostos
O lucro percentual de margem líquida é uma relação relacionada. Este valor é calculado pela divisão do lucro líquido pela receita ou faturamento, e representa a rentabilidade, como uma porcentagem.
propósito
"Como uma empresa decidir se é bem sucedido ou não? Provavelmente, a forma mais comum é olhar para os lucros líquidos da empresa. Dado que as empresas são coleções de projetos e mercados, áreas individuais podem ser julgados em como eles são bem sucedidos em adicionando ao lucro líquido da empresa.]
construção
Lucro líquido: Para calcular o lucro líquido para um empreendimento (como uma empresa, divisão ou projeto), subtrair todos os custos, incluindo uma parte equitativa do total das despesas gerais da empresa, a partir das receitas ou faturamento bruto.
O lucro líquido ($) = Receita de vendas ($) - Os custos totais ($)
O lucro líquido é uma medida de rentabilidade fundamental do empreendimento. "É a receita da atividade menos os custos da atividade. A principal complicação é ... quando as necessidades a serem alocados" através ventures. "Quase por definição, as despesas gerais são custos que não podem ser diretamente vinculados a qualquer específico" do projeto, produto ou divisão. "O exemplo clássico seria o custo de pessoal da sede." "Embora seja teoricamente possível calcular os lucros para qualquer sub-(risco), tal como um produto ou região, muitas vezes, os cálculos são processados ​​suspeitos pela necessidade de alocar os custos indiretos." Porque os custos indiretos geralmente não vêm em pacotes de bom gosto, a sua repartição pelos empreendimentos não é uma ciência exata.]

exemplo
Aqui está como você alcançar o lucro líquido em uma conta de P & L (Profit & Loss):
Receita de Vendas = Preço (de produto) X Quantidade Vendido
Custo de receita Lucro bruto = vendas menos de vendas e outros custos diretos
Lucro operacional = Lucro bruto menos despesas gerais e outros custos indiretos
EBIT (lucro antes de juros e impostos) = lucro operacional + Resultado não operacional
Antes dos impostos Lucro (EBT, o lucro antes de impostos) = lucro operacional menos um fora itens e indemnizações por despedimento, os juros de reestruturação menos pessoal a pagar
O lucro líquido antes de impostos = imposto sobre os lucros de menos
Lucros acumulados = lucro após impostos menos Dividendos

KEY PERFORMANCE INDICATOR - Indicadores Chave de Performance

KPI 101

KEY PERFORMANCE INDICATOR

O Performance Indicator (KPI) é um tipo de medição de desempenho.
Uma organização pode usar KPIs para avaliar o seu sucesso, ou para avaliar o sucesso de uma determinada atividade em que está envolvido. Às vezes, o sucesso é definido em termos de fazer progresso em direção aos objetivos estratégicos, mas muitas vezes o sucesso é simplesmente a repetir, a realização periódica de algum nível de meta operacional (por exemplo, zero defeitos, 10/10, a satisfação do cliente, etc.) Assim, a escolha dos KPIs direitos depende de uma boa compreensão do que é importante para a organização. "O que é importante" muitas vezes depende do departamento de medir o desempenho - por exemplo, os KPIs útil ao financiamento será bastante diferente dos KPIs atribuídos a vendas. Uma vez que existe uma necessidade de compreender bem o que é importante (para uma organização), várias técnicas para avaliar o estado atual dos negócios, e suas atividades principais, estão associados com a seleção de indicadores de desempenho. Essas avaliações muitas vezes levam à identificação de potenciais melhorias, por isso indicadores de desempenho são rotineiramente associados com as iniciativas dos de melhoria de desempenho '. Uma forma muito comum de escolher KPIs é aplicar um quadro de gestão, como o Balanced Scorecard.
Categorização de indicadores
Principais indicadores de desempenho definem um conjunto de valores usados ​​para medir contra. Estes conjuntos de matérias de valores, que são alimentados com os sistemas responsáveis ​​pela síntese das informações, são chamados de indicadores. Indicadores identificáveis ​​e marcadas como possíveis candidatos para KPIs podem ser resumidos nas seguintes subcategorias:
• Os indicadores quantitativos que podem ser apresentados com um número.
• Os indicadores qualitativos que não pode ser apresentado como um número.
• Os principais indicadores que podem prever o resultado de um processo
• indicadores de atraso que apresentam o sucesso ou o fracasso post hoc
• indicadores de entrada, que medem a quantidade de recursos consumidos durante a geração do resultado
• Os indicadores de processos que representam a eficiência ou a produtividade do processo
• Indicadores de resultados que refletem o resultado ou resultados das atividades do processo
• indicadores de práticas que fazem interface com os processos da empresa existentes.
• indicadores direcionais especificando ou não uma organização está cada vez melhor.
• indicadores acionáveis ​​são suficientemente no controle de uma organização para a mudança efeito.
• Os indicadores financeiros utilizados na medição de desempenho e quando se olha para um índice operacional.
Principais indicadores de desempenho, em termos práticos e de desenvolvimento estratégico, são objetivos a serem alvejados que irá agregar maior valor aos negógios.Ao esses  também são referidos como "indicadores-chave de sucesso.
A identificação de indicadores de organização
Os indicadores de desempenho diferem dos drivers de negócio e objetivos (ou metas). A escola pode considerar a taxa de insucesso de seus alunos como um indicador chave de desempenho que podem ajudar a escola entender a sua posição na comunidade educativa, ao passo que uma empresa pode considerar a percentagem de rendimentos de clientes de retorno como um KPI potencial.
As etapas fundamentais na identificação de KPIs são:
• Ter um processo de negócio pré-definidas (PA).
• Ter requisitos para os BPs.
• Ter uma medida quantitativa / qualitativa dos resultados e comparação com os objetivos definidos.
• Investigar as variações e aprimorando processos ou recursos para atingir objetivos de curto prazo.
Principais indicadores de desempenho (KPIs) são formas de avaliar periodicamente o desempenho das organizações, unidades de negócios, e sua divisão, departamentos e funcionários. Assim, os KPIs são mais comumente definidos de uma forma que é compreensível, significativa e mensurável. Eles raramente são definidas de tal forma  que a sua realização seria prejudicado por fatores vistos como não-controláveis ​​pelas organizações ou indivíduos responsáveis. Tais KPIs são geralmente ignoradas pelas organizações.
Um KPI pode seguir os critérios SMART. Isso significa que a medida tem um propósito específico para o negócio, é mensurável para realmente obter um valor do KPI, as normas definidas tem que ser viável, a melhoria de um KPI tem de ser relevante para o sucesso da organização, e, finalmente, deve estar na hora em fases, o que significa que o valor ou resultados são mostrados por um período pré-definido e relevante.
A fim de ser avaliada, KPI estão ligados a valores alvo, de modo que o valor de medida pode ser avaliada como satisfazendo as expectativas ou não.
exemplos de KPIs
Marketing & Vendas
Alguns exemplos são os seguintes:
Aquisição de novos clientes.
A análise demográfica dos indivíduos (clientes em potencial) que se aplicam a se tornarem clientes, e os níveis de aprovação, rejeições e números pendentes
Estatuto dos clientes existentes
atrito ao Cliente
Volume de negócios (ou seja, receitas) gerados por segmentos da população cliente
Os saldos em aberto detidas por segmentos de clientes e condições de pagamento
Recolha de dívidas incobráveis ​​no relacionamento com os clientes
Rentabilidade dos clientes por segmentos demográficos e segmentação de clientes por rentabilidade
Muitos desses KPIs dos clientes são desenvolvidos e gerenciados com o software de gerenciamento de relacionamento com clientes.
Disponibilidade de dados é uma questão competitiva para a maioria das organizações. Por exemplo, as empresas que têm maior risco operacional / crédito (envolvendo, por exemplo, cartões de crédito ou de gestão de fortunas) pode querer disponibilidade semanalmente ou mesmo diariamente da análise de KPI, facilitada por sistemas de TI e ferramentas apropriadas.
Manufatura
Overall Equipment Effectiveness, é um conjunto de métricas não financeiras amplamente aceitos que refletem o sucesso de fabricação.
• Tempo de ciclo - Tempo de ciclo é o tempo total desde o início até o final do seu processo, conforme definido por você e seu cliente. O tempo de ciclo inclui o tempo de processo, durante o qual uma unidade é posta em prática para trazê-lo mais perto de uma saída, e retardar o tempo, durante o qual uma unidade de trabalho é gasto esperando para tomar a próxima ação.
• Relação de Tempo de Ciclo (CTR) - CTR = Tempo de Ciclo Standard / Cycle Time real
• Utilização
• Taxa de rejeição
Operações de TI
• Disponibilidade / Uptime
• O tempo médio entre falhas
• O tempo médio para reparar
• indisponibilidade não planejada
Execução do Projeto de TI
• Valor Agregado
• estimativa para terminar
• Trabalho Passado / Mês
• Valores monetários gastos / Mês
• Valores monetários planejados / Mês
• Planejamento do Trabalho / Mês
• Tempo médio para entrega
• Tarefas / Staff
• Projeto Overhead / ROI
Gestão da cadeia de abastecimento
As empresas podem utilizar KPIs para estabelecer e monitorar o progresso em direção a uma variedade de objetivos, incluindo objectivos de Lean Manufacturing, empresa minoria e gastos diversidade, iniciativas ambientais "verdes", os programas de prevenção de custo e país de baixo custo de sourcing alvos.
Qualquer empresa, independentemente do tamanho, pode gerenciar melhor o desempenho do fornecedor com a ajuda de KPIs capacidades robustas, que incluem:
• funções de entrada e aprovação automatizados
•, scorecard sob demanda em tempo real
• Retrabalho em inventário adquiridos
• repositório de dados único para eliminar ineficiências e manter a consistência
• processo de aprovação de fluxo de trabalho avançada para garantir procedimentos consistentes
• modos de entrada de dados flexível e em tempo real de desempenho gráfico exibe
• documentação economias de custo personalizado
• simplificado procedimentos de configuração para eliminar a dependência de recursos de TI
Principal SCM KPIs irá detalhar os seguintes processos:
• Previsões de vendas
• Inventário
• Compras e fornecedores
• Armazenagem
• Transporte
• logística reversa
Os fornecedores podem implementar KPIs para ganhar uma vantagem sobre a concorrência. Os fornecedores têm acesso instantâneo a um portal de fácil utilização para a apresentação de modelos de economia de custos padronizados. Fornecedores e seus clientes a troca de dados vitais de desempenho da cadeia de suprimentos, enquanto ganha visibilidade para o estado exato de projetos de melhoria de custos e documentação de poupança de custos.