sábado, 16 de agosto de 2014

Teoria das restrições




A Teoria das Restrições (TOC - Theory of Constraints) é um paradigma de gestão que considera qualquer sistema gerenciável como sendo limitado em alcançar a maioria de seus objetivos por um número muito pequeno de restrições. Introduzida por Eliyahu M. Goldratt em seu livro A Meta de 1984, a publicidade e liderança por trás dessas ideias foram exercidas principalmente pelo Dr. Goldratt através de uma série de outros livros, seminários e workshops.
A TOC foi concebida para auxiliar organizações a alcançar seus objetivos continuamente. . É fundamentada em um conjunto de princípios básicos (axiomas) , alguns processos simples (Perguntas Estratégicas, Etapas de Foco, Efeito-Causa-Efeito), ferramentas lógicas (o Processo de Raciocínio) e é aplicável através da dedução lógica a áreas específicas como finanças, logística, gerência de projetos, administração de pessoas, estratégia, vendas, marketing e produção.
De acordo com a TOC, toda organização tem - em um dado momento no tempo - pelo menos uma restrição que limita a performance do sistema (a organização em questão) em relação à sua meta. Essas restrições podem ser classificadas como restrições internas e restrições externas, ou de mercado. Para gerir a performance do sistema, a restrição deve ser identificada e administrada corretamente (de acordo com os Cinco Etapas de Foco, mostrados abaixo). Ao longo do tempo a restrição pode mudar (e.g., porque a restrição anterior foi solucionada com sucesso ou por mudanças no ambiente de negócios) e a análise recomeça.

Os princípios são claramente explicitados no programa de auto-aprendizado "SLP 7 - Managing People"  e em "Necessary and Sufficient - Unit 2 The Basic Assumptions of TOC".
  1. Simplicidade Inerente (Convergência)
  2. Consistência
  3. Respeito
Os princípios são tratados como axiomas, ou seja, não possuem prova. Ainda assim Goldratt fornece alguma indicação do porquê ele teria escolhido esses princípios para servirem de base à TOC. A grande maioria desses princípios advém das Ciências Exatas, particularmente da Física.
Os dois primeiros derivam das palavras de Isaac Newton: Natura valde simplex est et sibi consona. (A natureza é excepcionalmente simples e é coerente consigo mesma), enquanto o terceiro fornece o embasamento para a arte de lidar com o comportamento e motivação humanos.

O Processo de Raciocínio da TOC 

A TOC oferece princípios, ideias, ferramentas e processos para ajudar a responder 3 perguntas fundamentais:
  1. O que mudar?
  2. Para o que mudar?
  3. Como causar a mudança?

Árvore da Realidade Atual

Similar a um "mapa de situação atual", utilizado por muitas organizações, a árvore de realidade atual avalia a rede de relações de causa e efeito entre efeitos indesejáveis e auxilia na identificação das causas desses efeitos indesejáveis. Um dos primeiros passos nesse processo é descrever, através de um desenho simples, os principais sintomas percebidos de uma situação problemática e as suas causas aparentes. O benefício de se fazer isso é que fica muito mais fácil estabelecer relações entre causas e efeitos. E uma vez feito isso, o foco pode ir para a resolução dos pontos que causariam maior mudança positiva, se mudados.

Evaporação de Nuvem

A evaporação de nuvem é um diagrama de resolução de conflitos apropriado para situações em que há um antagonismo entre duas partes envolvidas (duas ideias ou dois pontos de vista, da mesma pessoa ou entre pessoas ou entidades diferentes). É um método para examinar objetivamente o conflito e buscar uma situação "ganha-ganha":
EvaporacaoDeNuvem.png
As setas devem ser lidas como “para que”, “porque”, “de forma que”. Exemplo: “Para obtermos A precisamos de B, e para obtermos B precisamos de D”
Passos para a resolução do problema:
  1. Decida que você realmente quer resolvê-lo.
  2. Desenhe a nuvem e defina claramente o conflito, o objetivo em comum e as necessidades intermediárias.
    • O que cada parte quer? As respostas serão as caixas D e D'. Identifique claramente por que elas são mutuamente exclusivas, ou por que não podem ser satisfeitas simultaneamente (e.g., disponibilidade insuficiente de recursos).
    • Identifique as necessidades que estão sendo atendidas com as ações/vontades de cada parte - a razão pela qual cada parte quer o que quer. Comporão as caixas B e C.
    • Qual é o objetivo comum que B e C atendem? Isso pode ser difícil de se determinar, mas a ideia é que se não existisse algum objetivo em comum, ou estreitamente relacionado, não haveria conflito.
  3. Obtenha acordo quanto ao diagrama.
  4. Revise o diagrama e suas relações causais.
  5. Desafie as setas entre as caixas, perguntando "por quê?".

Nuvem central de conflito

É um tipo de "evaporação de nuvem" que emerge da análise da árvore da realidade atual. É uma combinação de vários efeitos indesejáveis que formam uma espécie de nuvem mascarando os conflitos mais profundos que os causam. Conceito introduzido por Goldratt no seu romance "Não é Sorte".

Outros processos

  • Árvore da realidade futura: Similar a um "mapa de situação futura", a árvore de realidade futura mostra o estado futuro desejável do sistema e auxilia na identificação de possíveis efeitos colaterais (ramificações negativas) possibilitando o refinamento do plano de ação.
  • Ramificações negativas: O objetivo do estudo das ramificações negativas é compreender o nexo causal entre ações desejadas (ou ideias) e seus potenciais efeitos indesejados, a fim de fornecer subsídio para o seu gerenciamento. É uma análise de risco e geração de planos de mitigação e contingência.
  • Ciclo de retro-alimentação positiva: Os efeitos desejados expostos na árvore da realidade futura amplificam os objetivos intermediários que estão em um nível mais baixo na árvore. Enquanto o objetivo intermediário é fortalecido ele afeta positivamente esse efeito desejado.
  • Árvore de pré-requisitos: Um diagrama que explicita todos os objetivos intermediários necessários para que se complete uma ação e os obstáculos a serem superados no processo. Excelente para criar planos de projeto.
  • Árvore de transição: Descreve em detalhes as ações que deverão ser cumpridas para que se alcance o objetivo ou que se implemente as mudanças desejadas, especificando também o porquê de cada uma.
  • Árvore de estratégia e tática: O plano de negócio em geral e as análises quantitativas que possibilitam uma implementação bem sucedida e o ciclo de retro-alimentação positiva. Também introduzido por Goldratt no seu romance "Não é Sorte".
Alguns observadores notam que esses métodos não são tão diferentes de outros modelos de mudança da administração como o Ciclo PDCA.

Processo de Melhoria Contínua

A TOC sustenta que é essencial focalizar os esforços de melhoria no elo mais fraco da corrente, pois é ele que determina o desempenho global do sistema em estudo. Qualquer iniciativa de tentar melhorar outros elos que não o mais fraco não trará benefícios sistêmicos, e mesmo os potenciais benefícios locais poderão ameaçar a meta global.
A Teoria das Restrições é baseada na premissa de que a taxa de atingimento de metas num sistema baseado em metas, isto é, a vazão) de um sistema, é limitado por pelo menos uma restrição.
O argumento reductio ad absurdum ou Prova por contradição é o seguinte: Se não existe algo impedindo um sistema de atingir maior vazão, isto é, mais unidades da meta numa unidade de tempo, sua vazão seria infinita - o que seria impossível num sistema na vida real.
A vazão total somente pode ser aumentada pelo incremento do fluxo através da restrição.
Assumindo que as metas de um sistema foram estruturadas e suas mensurações definidas, as Cinco Etapas de Foco que fundamentam um processo de melhoria contínua, são:
  1. IDENTIFICAR a(s) restrição(ões) do sistema que pode(m) impedir que a organização obtenha mais de sua meta em uma unidade de tempo.
  2. DECIDIR como EXPLORAR a(s) restrição(ões) do sistema para tirar o máximo proveito da restrição.
  3. SUBORDINAR tudo mais à decisão acima através do alinhamento de todo sistema ou organização para suportar a decisão tomada acima.
  4. ELEVAR a(s) restrição(ões) do sistema fazendo outras grandes mudanças para incrementar a capacidade da restrição.
  5. Atenção! Se após os passos anteriores uma restrição for quebrada, VOLTAR na Etapa 1, mas não permita que a INÉRCIA crie uma restrição no sistema.
O objetivo de uma organização comercial é: "Fazer mais dinheiro agora e no futuro", e sua mensuração é data pela contabilidade dos ganhos em: vazão, Estoque, e despesas.
As Cinco Etapas de Foco objetivam garantir que os constantes esforços de melhoria sejam centrados na(s) restrição(ões) da organização. Na literatura da TOC, isto é referenciado como Processo de Melhoria Contínua (POOGI).

Restrição

Uma restrição é qualquer coisa que possa impedir um sistema de atingir seu objetivo. As restrições podem se manifestar de várias formas, mas o princípio fundamental na TOC é de que não existem dezenas ou centenas de restrições. Existe pelo menos uma, mas no máximo somente algumas num dado sistema. Restrições podem ser internas ou externas ao sistema.
Uma restrição interna se evidência quando o mercado exige mais do sistema do que ele pode oferecer. Se este for o caso, então, o foco da organização deve estar em descobrir essa restrição e seguindo as cinco etapas de foco para abri-la (e, potencialmente, removê-la). Existe uma restrição externa quando o sistema pode produzir mais do que o mercado irá suportar. Se este for o caso, então a organização deve se concentrar em mecanismos que criem mais demanda para seus produtos ou serviços.
Tipos de restrições (interna)
  • Equipamentos: A maneira que equipamentos são utilizados no momento limita a capacidade do sistema para produzir bens / serviços mais vendáveis.
  • Pessoas: a falta de pessoas qualificadas limita o sistema. Modelos mentais das pessoas pode causar um comportamento que se torna uma restrição.
  • Política: Uma política escrita ou não impede que o sistema faça mais.
O conceito de restrição na Teoria das Restrições é análogo a, mas difere da restrição que aparece em otimização matemática. Em suma, a restrição é usada como um mecanismo de foco para a gestão do sistema. Em otimização, a restrição é escrita nas expressões matemáticas para limitar o âmbito de aplicação da solução (X não pode ser maior do que 5).
Observação: as organizações têm muitos problemas com equipamentos, pessoas, políticas, etc (um colapso é apenas isso: um colapso - e não é uma restrição, no verdadeiro sentido do conceito TOC). A restrição é algo que está impedindo que a organização obtenha mais rendimento (normalmente, faturamento por meio de vendas), mesmo quando nada der errado.

Quebrando uma restrição

Se a capacidade de vazão de uma restrição for elevada a um ponto em que ela deixa de ser o fator limitante do sistema, pode-se dizer que a restrição foi "quebrada". A partir de então, o fator limitante passa agora a ser em uma outra parte do sistema através de uma outra restrição ou pode ser externo ao sistema (restrição externa). Isto não deve ser confundido como um colapso.

Aplicações

A TOC está sendo aplicada com sucesso em diversos contextos: manufatura, logística e distribuição, cadeia de suprimentos, gerenciamento de projetos, marketing e vendas, contabilidade, prestação de serviços, tecnologia da informação, engenharia de software,saúde, educação, vida pessoal, etc.
Também serve como um excelente ponto de partida para outras metodologias de gerenciamento, como Lean e Seis Sigma.
Na contabilidade, a aplicação da TOC se dá na ramificação conhecida por Contabilidade de Ganhos (tradução de "Throughput Accounting"), também conhecida como "Bússola Financeira".

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul



A idéia dos BRICS foi formulada pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O'Neil, em estudo de 2001, intitulado “Building Better Global Economic BRICs”. Fixou-se como categoria da análise nos meios econômico-financeiros, empresariais, acadêmicos e de comunicação. Em 2006, o conceito deu origem a um agrupamento, propriamente dito, incorporado à política externa de Brasil, Rússia, Índia e China. Em 2011, por ocasião da III Cúpula, a África do Sul passou a fazer parte do agrupamento, que adotou a sigla BRICS.
O peso econômico dos BRICS é certamente considerável. Entre 2003 e 2007, o crescimento dos quatro países representou 65% da expansão do PIB mundial. Em paridade de poder de compra, o PIB dos BRICS já supera hoje o dos EUA ou o da União Européia. Para dar uma idéia do ritmo de crescimento desses países, em 2003 os BRICs respondiam por 9% do PIB mundial, e, em 2009, esse valor aumentou para 14%. Em 2010, o PIB conjunto dos cinco países (incluindo a África do Sul), totalizou US$ 11 trilhões, ou 18% da economia mundial. Considerando o PIB pela paridade de poder de compra, esse índice é ainda maior: US$ 19 trilhões, ou 25%.

Até 2006, os BRICs não estavam reunidos em mecanismo que permitisse a articulação entre eles. O conceito expressava a existência de quatro países que individualmente tinham características que lhes permitiam ser considerados em conjunto, mas não como um mecanismo. Isso mudou a partir da Reunião de Chanceleres dos quatro países organizada à margem da 61ª. Assembléia Geral das Nações Unidas, em 23 de setembro de 2006. Este constituiu o primeiro passo para que Brasil, Rússia, Índia e China começassem a trabalhar coletivamente. Pode-se dizer que, então, em paralelo ao conceito “BRICs” passou a existir um grupo que passava a atuar no cenário internacional, o BRIC. Em 2011, após o ingresso da África do Sul, o mecanismo tornou-se o BRICS (com "s" maiúsculo ao final).

Como agrupamento, o BRICS tem um caráter informal. Não tem um documento constitutivo, não funciona com um secretariado fixo nem tem fundos destinados a financiar qualquer de suas atividades. Em última análise, o que sustenta o mecanismo é a vontade política de seus membros. Ainda assim, o BRICS tem um grau de institucionalização que se vai definindo, à medida que os cinco países intensificam sua interação.

Etapa importante para aprofundar a institucionalização vertical do BRICS foi a elevação do nível de interação política que, desde junho 2009, com a Cúpula de Ecaterimburgo, alcançou o nível de Chefes de Estado/Governo. A II Cúpula, realizada em Brasília, em 15 de abril de 2010, levou adiante esse processo. A III Cúpula ocorreu em Sanya, na China, em 14 de abril de 2011, e demonstrou que a vontade política de dar seguimento à interlocução dos países continua presente até o nível decisório mais alto. A III Cúpula reforçou a posição do BRICS como espaço de diálogo e concertação no cenário internacional. Ademais, ampliou a voz dos cinco países sobre temas da agenda global, em particular os econômico-financeiros, e deu impulso político para a identificação e o desenvolvimento de projetos conjuntos específicos, em setores estratégicos como o agrícola, o de energia e o científico-tecnológico. A IV Cúpula foi realizada em 29 de março de 2012, em Nova Delhi. A V Cúpula foi realizada em Durban, na África do Sul, em 27 de março de 2013.

Além da institucionalização vertical, o BRICS também se abriu para uma institucionalização horizontal, ao incluir em seu escopo diversas frentes de atuação. A mais desenvolvida, fazendo jus à origem do grupo, é a econômico-financeira. Ministros encarregados da área de Finanças e Presidentes dos Bancos Centrais têm-se reunido com freqüência. Os Altos Funcionários Responsáveis por Temas de Segurança do BRICS já se reuniram duas vezes. Os temas segurança alimentar, agricultura e energia também já foram tratados no âmbito do agrupamento, em nível ministerial. As Cortes Supremas assinaram documento de cooperação e, com base nele, foi realizado, no Brasil, curso para magistrados dos BRICS. Já realizaram-se, ademais, eventos buscando a aproximação entre acadêmicos, empresários, representantes de cooperativas. Foram, ainda, assinados acordos entre os bancos de desenvolvimento. Os institutos estatísticos também se encontraram em preparação para a II e a III Cúpulas e publicaram uma coletânea de dados. Versões atualizadas da coletânea foram lançadas por ocasião da Cúpula de Sanya e da Cúpula de Nova Delhi. Todas as três publicações encontram-se neste site.

Em síntese, o BRICS abre para seus cinco membros espaço para (a) diálogo, identificação de convergências e concertação em relação a diversos temas; e (b) ampliação de contatos e cooperação em setores específicos.



Идея БРИКС была сформулирована главного экономиста Goldman Sachs, Джим О'Нил в исследовании 2001 года, озаглавленной "еще Лучше Глобальные экономические БРИК". Он поселился в категории анализа в экономической, финансовой, бизнес, академические и средствами связи. В 2006 году концепция возникла как самой группы, включены в внешней политике Бразилии, России, Индии и Китая. В 2011 году по случаю Третьего саммита, Южная Африка стала частью группы, которая была принята аббревиатура БРИКС. 
Экономическое влияние из БРИКС, конечно, значительное. Между 2003 и 2007, рост четырех стран приходилось 65% от роста мирового ВВП. В паритету покупательной способности, ВВП стран БРИК сегодня уже превышает в США или ЕС. Чтобы дать представление о темпе роста в этих странах, в 2003 году страны БРИК приходится 9% мирового ВВП, а в 2009 году эта цифра увеличилась до 14%. В 2010 году все пять стран (включая Южную Африку), ВВП составил $ 11 трлн, или 18% мировой экономики. Учитывая ВВП по паритету покупательной способности, этот показатель еще выше: $ 19 триллионов, или 25%. 

До 2006 года страны БРИК не были собраны в механизм, позволяющий артикуляцию между ними. Концепция выразил существование четырех отдельных стран, которые имеют характеристики, которые позволяют им быть объединены, но не в качестве механизма. Это изменилось от Совещания министров иностранных дел четырех стран, организованных в кулуарах 61-й. Генеральная Ассамблея Организации Объединенных Наций 23 сентября 2006 г. Это была первым шагом для Бразилии, России, Индии и Китая начали работать вместе. Можно сказать, то, параллельно с понятием "БРИК" появился на свет группу, которая пошла работать в международной ситуации, БРИК. В 2011 году после присоединения Южной Африки, механизм стал БРИКС (с "с" в конце верхнем регистре). 

Как группа, страны БРИКС имеют неформальный характер. Не иметь устав, не работает с фиксированной секретариата, ни у вас средств, чтобы финансировать свою деятельность. В конечном счете то, что поддерживает механизм является политическая воля его членов. Тем не менее, страны БРИКС имеют степень институционализации, которая, определяющей, как пять стран активизировать свое взаимодействие. 

Важно углублять институционализации вертикальным подъемом БРИКС было повышение уровня политического взаимодействия, что с июня 2009 года, с Купол Екатеринбурге, достиг уровня глав государств / правительств. Второй саммит состоялся в Бразилиа 15 апреля 2010 года, во главе этого процесса. Третий саммит состоялся в Санья, Китай, 14 апреля 2011 года, и показал, что политическая воля, чтобы следить за странами Диалога еще представить самый высокий уровень принятия решений. Третий саммит укрепил позиции БРИКС в качестве пространства для диалога и консенсуса на международной арене. Кроме того, расширен голос пяти стран по вопросам глобальной повестки дня, в частности, экономические, финансовые, и дал политический импульс для выявления и разработки конкретных совместных проектов в стратегических отраслях, таких как сельское хозяйство, энергетика и научно-технологический. Четвертый Саммит состоялся 29 марта 2012 года, в Нью-Дели. А.В. Саммит проходил в Дурбане, Южная Африка, 27 марта 2013 года. 

Кроме вертикальной институционализации, страны БРИКС также открыты к горизонтальной институционализации, чтобы включить в свой ​​объем нескольких фронтах. Наиболее развитой, отдавая должное происхождении группы, является экономическая и финансовая. Министры, отвечающие за области финансов и управляющих центральных банков часто встречались. Старшие должностные лица, отвечающие за вопросы безопасности БРИКС уже встречались дважды.Темы питания, сельское хозяйство и энергетическая безопасность также рассматриваются в бассейне, на министерском уровне. Верховные суды подписали документ о сотрудничестве и, на его основе, был проведен в Бразилии, БРИКС курс для судей. Уже были сделаны, более того, события на сближение между учеными, бизнесменами, представителями кооперативов. Кроме того, были подписаны соглашения между банками развития. Статистические институты также встретился в рамках подготовки к II и Саммита III и издал сборник данных. Обновленные версии коллекции были представлены на саммите Санья и на высшем уровне в Нью-Дели. Все три публикации на этом сайте. 

Таким образом, страны БРИКС открытое пространство для своих пяти членов (а) диалога, выявление конвергенции и консультации по различным вопросам; и (б) расширение контактов и сотрудничества в конкретных секторах.


ब्रिक्स के विचार "बिल्डिंग बेहतर वैश्विक आर्थिक बीआरआईसी" हकदार 2001 में एक अध्ययन में गोल्डमैन सैक्स, जिम ओ 'नील के मुख्य अर्थशास्त्री द्वारा तैयार की गई थी. उन्होंने कहा कि आर्थिक, वित्तीय, व्यापार, शैक्षणिक और संचार साधन में विश्लेषण के एक वर्ग के रूप में बस गए. 2006 में, अवधारणा ब्राजील, रूस, भारत और चीन की विदेश नीति में शामिल एक समूह ही है, के रूप में जन्म लिया है. 2011 में, तीसरा शिखर सम्मेलन के अवसर पर, दक्षिण अफ्रीका परिवर्णी शब्द ब्रिक्स अपनाया जो समूह का हिस्सा बन गया. 
ब्रिक्स की आर्थिक ताकत निश्चित रूप से काफी है. 2003 और 2007 के बीच, चार देशों का विकास दुनिया के सकल घरेलू उत्पाद में वृद्धि का 65% के लिए जिम्मेदार है. क्रय शक्ति समानता में, बीआरआईसी के सकल घरेलू उत्पाद में आज पहले से ही है कि अमरीका या यूरोपीय संघ के अधिक है. 2003 में बीआरआईसी वैश्विक सकल घरेलू उत्पाद का 9% के लिए जिम्मेदार है, और 2009 में यह आंकड़ा 14% की वृद्धि हुई है, इन देशों में विकास की गति की एक विचार दे. 2010 में, (दक्षिण अफ्रीका सहित) सभी पांच देशों के सकल घरेलू उत्पाद $ 11000000000000, या दुनिया की अर्थव्यवस्था का 18% कुल. क्रय शक्ति समानता के आधार पर सकल घरेलू उत्पाद को देखते हुए, यह दर भी अधिक है: $ 19 खरब डॉलर, या 25%. 

2006 तक, बीआरआईसी उन दोनों के बीच अभिव्यक्ति की अनुमति के लिए तंत्र में इकट्ठा नहीं कर रहे थे. अवधारणा नहीं बल्कि एक तंत्र के रूप में, उन्हें जोड़ा जा करने की अनुमति है कि लक्षण है जो चार अलग अलग देशों के अस्तित्व को व्यक्त किया. यह 61 वीं के मौके पर आयोजित चार देशों के विदेश मंत्रियों की बैठक से बदल दिया है. 23 सितंबर, 2006 को संयुक्त राष्ट्र की महासभा यह ब्राजील, रूस, भारत के लिए पहला कदम था और चीन एकजुट होकर काम करना शुरू किया. तुम तो, अवधारणा "बीआरआईसी" के समानांतर में अस्तित्व में अंतरराष्ट्रीय परिदृश्य, ब्रिक में काम करने के लिए चला गया है कि एक समूह आया था, कह सकते हैं. 2011 में, दक्षिण अफ्रीका में शामिल होने के बाद, तंत्र (अंत अपरकेस में 'एस' के साथ) ब्रिक्स बन गया. 

एक समूह के रूप में, ब्रिक्स एक अनौपचारिक चरित्र है. एक चार्टर की जरूरत नहीं है, एक निश्चित सचिवालय के साथ काम न ही उनकी गतिविधियों के वित्तपोषण के लिए किसी भी धन नहीं है. अंततः क्या तंत्र बनाए अपने सदस्यों की राजनीतिक इच्छा शक्ति है. पांच देशों उनकी बातचीत को तेज के रूप में भी, ब्रिक्स, परिभाषित है कि संस्थानीकरण के एक डिग्री है. 

खड़ी ब्रिक्स कदम का संस्थानीकरण को गहरा करने के लिए महत्वपूर्ण जून 2009 के बाद, येकातेरिनबर्ग के गुंबद के साथ, राज्य / शासनाध्यक्षों के स्तर पर पहुंच गया है कि राजनीतिक बातचीत के स्तर को ऊपर उठाने था. 15 अप्रैल 2010 को ब्राजीलिया में आयोजित दूसरी शिखर बैठक, आगे इस प्रक्रिया का नेतृत्व किया. तीसरा शिखर सम्मेलन 14 अप्रैल, 2011 पर, सान्या, चीन में जगह ले ली, और संवाद देशों पालन करने के लिए राजनीतिक इच्छा अभी भी सर्वोच्च निर्णय लेने स्तर उपस्थित दिखाया. तीसरा शिखर सम्मेलन अंतरराष्ट्रीय परिदृश्य पर बातचीत और आम सहमति के लिए एक स्थान के रूप में ब्रिक्स की स्थिति मजबूत हुई है. इसके अलावा, विशेष रूप से आर्थिक, वित्तीय में, वैश्विक एजेंडा के मुद्दों पर पांच देशों की आवाज का विस्तार किया है, और इस तरह के कृषि, ऊर्जा और scientific- के रूप में सामरिक क्षेत्रों में पहचान और विशिष्ट संयुक्त परियोजनाओं के विकास के लिए राजनीतिक प्रेरणा दी प्रौद्योगिकीय. चौथा शिखर सम्मेलन नई दिल्ली में 29 मार्च, 2012 को आयोजित की गई थी. ए वी शिखर सम्मेलन डरबन, दक्षिण अफ्रीका, 27 मार्च, 2013 में आयोजित की गई थी. 

खड़ी संस्थानीकरण इसके अलावा, यह भी एक क्षैतिज संस्थानीकरण के लिए खोला ब्रिक्स, इसके दायरे में कई मोर्चों में शामिल करने के लिए. सबसे विकसित, समूह के मूल के साथ न्याय कर रही है, आर्थिक और वित्तीय है. वित्त और केंद्रीय बैंकों के गवर्नरों के क्षेत्र के प्रभारी मंत्रियों अक्सर मिले हैं. सुरक्षा मुद्दे ब्रिक्स के लिए जिम्मेदार वरिष्ठ अधिकारियों को पहले से ही दो बार मुलाकात की है. विषयों खाद्य, कृषि और ऊर्जा सुरक्षा भी मंत्री स्तर पर, पूल के भीतर इलाज किया गया. सुप्रीम न्यायालयों ब्राजील, मजिस्ट्रेटों के लिए ब्रिक्स कोर्स में आयोजित किया गया था,, आधारित उस पर सहयोग दस्तावेज पर हस्ताक्षर किए और. पहले से ही घटनाओं सहकारी समितियों के शिक्षाविदों, व्यापारियों, प्रतिनिधियों के बीच मैत्री की मांग, इसके अलावा, बना दिया गया. इसके अलावा, समझौतों विकास बैंकों के बीच हस्ताक्षर किए गए. सांख्यिकीय संस्थान भी द्वितीय और तृतीय शिखर सम्मेलन के लिए तैयारी में मुलाकात की और डेटा का एक संग्रह प्रकाशित. संग्रह के अद्यतन संस्करण सान्या की शिखर बैठक और नई दिल्ली में शिखर सम्मेलन में शुरू किया गया. सभी तीन प्रकाशनों इस साइट पर हैं. 

संक्षेप में, विभिन्न विषयों के बारे में और परामर्श की पहचान (एक) बातचीत करने के लिए अपने पांच सदस्यों के लिए ब्रिक्स खुली जगह; और (ख) विशिष्ट क्षेत्रों में संपर्क और सहयोग का विस्तार.

金砖国家的想法是制定了高盛,吉姆·奥尼尔在一份题为“建立更好的全球经济金砖四国”2001年的研究的首席经济学家。他定居在经济,金融,商业,学术和交流的手段一类的分析。在2006年,这一概念最初是作为一组本身,纳入巴西,俄罗斯,印度和中国的外交政策。 2011年,在第三届首脑会议之际,南非成为该集团,谁通过的缩写金砖国家的一部分。 
金砖国家的经济实力肯定是相当大的。 2003年至2007年,四国的增长占65%,全球GDP的增长。在购买力平价,金砖四国的国内生产总值目前已超过了美国或欧盟的。为了让增长速度的概念在这些国家,在2003年,金砖四国占全球GDP的9%,而2009年这一数字上升到14%。 2010年,所有的五个国家(包括南非),GDP总量110000亿美元,还是世界经济的18%。在考虑购买力平价的国内生产总值,这一比率甚至更高:190000亿美元,或25%。 

直到2006年,金砖四国并没有聚集在机制,使它们之间的衔接。这个概念表达了其特性,使他们能够结合四个独立国家的存在,而不是作为一种机制。这改变了自组织的第61届场边四国的外长会议。联合国的大会2006年9月23日,这是巴西,俄罗斯,印度的第一步,中国开始工作的统称。你可能会说,那么,并行理念,以“金砖四国”应运而生的一组去,在国际方案中,金砖四国的工作。 2011年,参加南非后,该机制成为金砖四国(以“s”结尾大写)。 

作为一个集团,金砖国家有一个非正式性质。没有章程,没有一个固定的秘书处工作,也没有任何资金,以资助他们的活动。最终立身的机制是其成员的政治意愿。然而,金砖国家有一定程度的制度化与定义,因为这五个国家加强它们的相互作用。 

重要的是要深化垂直金砖一步的制度化是提高政治互动的水平,自2009年6月,叶卡捷琳堡的圆顶,达到了国家元首/政府首脑的级别。于2010年4月15日在巴西利亚举行第二次峰会,导致这一进程向前发展。第三次峰会发生在中国三亚,在2011年4月14日,并表明政治意愿跟进对话国家仍然存在的最高决策水平。第三次首脑会议加强了金砖国家的立场进行对话和共识在国际舞台上的空间。此外,扩大了五个国家的声音在全球议程上的问题,特别是经济,金融和提供了政治动力的识别和具体合作项目的发展战略部门,如农业,能源和scientific-技术。第四次峰会举行2012年3月29日,在新德里举行。影音峰会在南非德班,2013年3月27日举行。 

除了垂直制度化,金砖四国也开到水平制度化,包括在其范围内的几个方面。最发达的,对得住组的起源,是经济和金融。分管财政和中央银行的行长面积的部长们经常遇到。高官的安全问题金砖国家已经举行了两次会议。主题食品,农业和能源安全也得到了池中的处理,正部级。在最高法院签署的合作文件,并根据其在巴西,金砖国家课程,地方法官举行。早就有了,而且,事件寻求专业合作社的学者,商人,代表之间的友好关系。此外,开发银行之间签署的协议。统计机构还会见了在准备第二和第三峰会公布的数据的集合。集合的更新版本均在三亚的首脑会议和首脑会议在新德里推出。所有这三个刊物都在这个网站。 


总之,金砖四国的开放空间的五个成员(一)对话,找出关于各种主题的收敛与咨询;及(b)扩大特定部门的联系与合作。

Die idee van die BRICS is geformuleer deur die hoof-ekonoom van Goldman Sachs, Jim O'Neill in 'n 2001 studie getiteld "Building Better Globale Ekonomiese BRICS". Hy het hom as 'n kategorie van analise in die ekonomiese, finansiële, sake-, akademiese en kommunikasie middele. In 2006 het die konsep het ontstaan ​​as 'n groep self, opgeneem in die buitelandse beleid van Brasilië, Rusland, Indië en China. In 2011, op die geleentheid van die Derde Summit, Suid-Afrika deel van die groep, wat die akroniem BRICS aangeneem het. 
Die ekonomiese invloed van die BRICS is beslis groot. Tussen 2003 en 2007 het die groei van die vier lande is verantwoordelik vir 65% van die groei in die wêreld se BBP. In koopkragpariteit, BBP van die BRICS vandag reeds as dié van die VSA of die EU. 'N idee van die tempo van groei te gee in hierdie lande, in 2003 die BRICS verantwoordelik vir 9% van die globale BBP, en in 2009 het hierdie syfer toegeneem tot 14%. In 2010, al vyf lande (insluitende Suid-Afrika), die BBP beloop $ 11000000000000, of 18% van die wêreld ekonomie. Met inagneming van die BBP deur koopkragpariteit, hierdie koers is selfs hoër: $ 19000000000000, of 25%. 

Tot 2006 is die BRICS nie versamel in die meganisme artikulasie tussen hulle in staat te stel. Die konsep het die bestaan ​​van vier verskillende lande wat het eienskappe wat hulle toelaat om te gekombineer word, maar nie as 'n meganisme. Dit verander van die Vergadering van ministers van buitelandse sake van die vier lande georganiseer op die kantlyn van die 61ste. Algemene Vergadering van die Verenigde Nasies op 23 September 2006: Hierdie is die eerste stap vir Brasilië, Rusland, Indië en China begin om saam te werk. Jy kan sê, dan, in parallel met die konsep "BRICS" tot stand gekom het 'n groep wat gegaan het om te werk in die internasionale scenario, die BRIC. In 2011, nadat hy by Suid-Afrika, die meganisme is die BRICS (met 'n "s" aan die einde hoofletters). 

As 'n groep, die BRICS het 'n informele karakter. Moet nie 'n handves, werk nie met 'n vaste sekretariaat is ook nie enige fondse om hul bedrywighede te finansier. Uiteindelik wat onderhou die meganisme is die politieke wil van sy lede. Tog, die BRICS het 'n mate van institusionalisering wat definieer, soos die vyf lande versterk hul interaksie. 

Belangrik om die institusionalisering van vertikale BRICS stap te verdiep is die verhoging van die vlak van politieke interaksie wat sedert Junie 2009 met die Dome van Jekaterinburg, bereik die vlak van die hoofde van die staat / regering. Die tweede top gehou in Brasilië op 15 April 2010, het die proses vorentoe. Die Derde beraad het in Sanya, China, op 14 April 2011, en ​​het getoon dat die politieke wil om die opvolg van die dialoog lande steeds teenwoordig die hoogste besluitneming vlak. Die Derde Summit versterk die posisie van BRICS as 'n ruimte vir dialoog en konsensus oor die internasionale toneel. Verder, uitgebrei om die stem van die vyf lande oor kwessies van die globale agenda, in die besonder die ekonomiese, finansiële en het politieke impuls vir die identifisering en ontwikkeling van spesifieke gesamentlike projekte in strategiese sektore soos landbou, energie en die wetenskaplike- tegnologiese. Die Vierde Summit is op 29 Maart 2012 gehou is, in Nieu-Delhi. AV Summit is in Durban, Suid-Afrika, 27 Maart 2013 gehou. 

Behalwe die vertikale institusionalisering, die BRICS ook oop vir 'n horisontale institusionalisering, in te sluit in sy omvang verskeie fronte. Die meeste ontwikkelde, doen reg aan die oorsprong van die groep, is die ekonomiese en finansiële. Ministers in beheer van die gebied van Finansies en die goewerneurs van die sentrale banke het gereeld ontmoet. Senior amptenare wat verantwoordelik is vir die veiligheid kwessies BRICS het reeds twee keer ontmoet. Die temas voedsel, landbou en energie-sekuriteit is ook binne die swembad behandel by die ministeriële vlak. Die Hoogste Hof die samewerking dokument onderteken en, gebaseer daarop, is in Brasilië, BRICS kursus vir landdroste gehou. Reeds gemaak is, ook, gebeure soek toenadering tussen akademici, sakelui, verteenwoordigers van koöperasies. Verder is ooreenkomste tussen ontwikkeling banke onderteken. Statistiek instellings het ook met die oog op die II en die Summit III en gepubliseer 'n versameling van data. Opgedateer weergawes van die versameling is op die top van Sanya en die beraad in Nieu-Delhi stapel gestuur. Al drie publikasies op hierdie site. 


In die opsomming, die BRICS oop ruimte vir sy vyf lede (a) dialoog, die identifisering van converge en konsultasie oor verskeie onderwerpe; en (b) uitbreiding van kontakte en samewerking in spesifieke sektore.

ROI - retorno sobre investimento -



Em finanças, retorno sobre investimento (em inglês, return on investment ou ROI), também chamado taxa de retorno (em inglês, rate of return ou ROR), taxa de lucro ou simplesmente retorno, é a relação entre a quantidade de dinheiro ganho (ou perdido) como resultado de um investimento e a quantidade de dinheiro investido.
Existem três formulações possíveis de taxa de retorno, são elas:
  • retorno efetivo;
  • retorno exigido e;
  • retorno previsto.
O retorno efetivo serve como medida de avaliação do desempenho de um investimento, aferido a posteriori. O retorno previsto serve como medida ex ante do desempenho de um investimento; é a sua taxa implícita ou interna de retorno, aquela que iguala o valor do investimento do seu preço ou custo.
A taxa de retorno exigida é a que permite determinar o valor de um investimento. De facto, o valor de um investimento é o equivalente actual dos seus cash-flows futuros, sendo estes convertidos em equivalente atual (ou atualizados) justamente à taxa de retorno exigida. Assenta na ideia de que qualquer investimento deve proporcionar uma taxa de retorno igual a uma taxa sem risco acrescida de um prémio de risco função do grau de incerteza que afeta os cash-flows futuros do investimento.
A taxa de retorno prevista é função do preço (ou custo) do investimento e do fluxo de cash-flows futuros atribuíveis ao investimento. Sendo incertos estes cash-flows, resulta que a taxa de retorno prevista é também incerta, apresentando-se mesmo como uma variável aleatória. Aqui reside o seu risco, que terá que ser medido, para ser tido em conta na estimação dos prémios de risco a incluir nas taxas de retorno exigidas.
O montante de dinheiro ganho ou perdido pode ser referido como juros, lucros ou prejuízos, ganhos ou perdas ou ainda rendimento líquido ou perdas líquidas. O dinheiro investido pode ser referido como ativo, capital, principal ou custo básico do investimento. O ROI é geralmente expresso como percentagem.
A concretização das estratégias organizacionais de uma empresa está dependente da gestão adequada de projetos, programas e portfólios. Nesse sentido, a responsabilidade financeira aumenta permanentemente e a sua mensuração é obrigatória. Embora hoje, o uso desta ferramenta de análise seja generalizado a todo o tipo de investimentos, o cálculo do ROI não é contudo uma “moda” recente. Já em 1920 a Harvard Business Review referia o ROI como a medida de análise essencial para conhecer o valor do resultado de investimento de capital.
O seu conhecimento antecipado tem um impacto importante não só no seio da organização que gere o processo de investimento, como também junto de potenciais investidores. Para além da “venda” interna e externa do projeto, é fundamental para o seu acompanhamento dando de uma forma clara o impacto no negócio face às metas pré-definidas.

Metodologias de cálculo

O cálculo do ROI possui diversas metodologias, algumas simples, outras nem tanto. Cada metodologia varia em função da finalidade ou do enfoque que se deseja dar ao resultado. A seguir estão algumas das mais conhecidas e facilmente encontradas em livros de Contabilidade, Economia e Finanças.

ROI=(Lucro Líquido÷Vendas)×(Vendas÷Total de ativos)
representa a relação entre a lucratividade e o giro dos estoques.
ROI=Lucro líquido÷Total de ativos
Representa o retorno que o ativo total empregado oferece. Utilizado geralmente para determinar o retorno que uma empresa dá.
ROI=Lucro líquido÷Investimentos
representa o retorno que determinado investimento oferece. Geralmente é utilizado para determinar o retorno de investimentos isolados. Invertendo-se a relação (ROI=Investimento÷Lucro Líquido), obtém-se o tempo necessário para se reaver o capital investido.
Há também a Rentabilidade do Ativo Total Médio ou Taxa de Retorno sobre o Ativo Total Médio ou Taxa de Retorno sobre o Investimento Total
Taxa=[(Lucro Líquido do Exercício)/(Vendas Líquidas)]*[(Vendas Líquidas)/ATM]*100=[(Lucro Líquido do Exercício)/ATM]*100
ATM=Ativo Total Médio=(Ativo Inicial+Ativo Final)/2