sábado, 19 de julho de 2014

Você sabe como definir OBJETIVOS de maneira correta ?

            
Os seus objetivos são espertos ?
 A regra

S.M.A.R.T. 

Todo mundo sabe definir OBJETIVOS, todos nós temos – ou pelo menos deveríamos ter – e na hora da apuração, se deu zebra , na grande maioria das vezes, temos “os outros” ou a “falta de recursos” como culpados para o fracasso.
Objetivos ( por definição, o termo objetivo diz respeito a um fim que se quer atingir, voltarei mais tarde para essa definição na letra R ) nascem de diversas formas – por necessidade ( precisamos aumentar o lucro da empresa, quero casar... ), por motivos pessoais, por curiosidade ( quero descobrir uma passagem até a Índia velando pelo Oeste ....) , Competição
( queremos ganhar a Copa Mundial de Futebol.... ) entre outros.
Embora que a motivação ( = motivo para ação, agir ) é diferente, todos os objetivos deveriam ter uma construção básica em comum – a regra S.M.A.R.T.
SMART é um acrônimo Inglês para
1.    SPECIFIC                                           específico
2.    MEASURABLE                                 mensurável
3.    ACCEPTED                                        aceitado
4.    REALISTIC                                        realístico
5.    TIME-BOUND                                 atrelado a prazos





1.    Specific
Um objetivo deve ser específico e bem definido – para deixar todo mundo alinhado e poder mensurar o progresso. BRASIL TEM QUE AUMENTAR A SUA PRODUTIVIDADE – não é um Objetivo, é uma frase oca.
Precisamos uma base, um benchmark, um indicador e um análise mais profundo.
Aumentar a produtividade em quais setores ( Agricultura, Indústria de manufatura, Serviços, aumentar em quantos %, em comparação com quais países etc.)
Neste ponto já nascem as primeiras dificuldades para obter um resultado. Para planejar precisamos de ações claras e especificas – sem isso, dançamos.
2.    Measurable
Primordial para poder mensurar o progresso, sem essa caraterística, todos os esforços ocorrerão em vão. PRECISAMOS AUMENTAR O LUCRO DA NOSSA EMPRESA – ok, quantos %, quantos R$ etc.

3.    Accepted
Ninguém faz nada sozinho ? Claro que faz, mas em grupo a gente vai mais longe..... A Aceitação é precisa para garantir que todos trabalham em prol do assunto com o esforço físico, intelectual etc. adequado.
Mesmo seguindo um objetivo pessoal – se nós mesmos não acreditamos em nossas capacidades – faltou aceitação e nada irá acontecer. Se os membros da nossa equipe não acreditam que o objetivo será possível de ser alcançado – faltará aquela gotinha que fará as coisas acontecer.



4.    Realistic
Provavelmente o ponto mais polémico – o que é considerado realístico.
Pecamos muitas vezes em não pesquisar todas as fontes de informação – lembrando que a grande maioria dos problemas se repetem, a roda já foi inventada por alguém faz tempo, porém não acessamos todas as possibilidades de obter informações. Enfrentamos restrições em termos de conhecimento ( não podemos esperar de um padeiro a descoberta para a cura de câncer ), esquecemos adequar os recursos necessários ( seja em capacidade, seja em termos financeiros ) e utilizar a tecnologia disponível ao nosso favor. 500 anos atrás, pessoas foram queimadas em plena praça pública por acreditar que a Terra não é o centro do nosso universo....
Lembra da Definição do termo objetivo ? Para poder atingir tal fim, o que precisa de recursos.....?

5.    Time-Bound
Ninguém é eterno e não temos todo tempo do mundo – não adianta ter um plano maravilhoso como aumentar o Lucro da Empresa em 23,76%, apresentando o mesmo na hora de ter entrado em falência.
Portanto – precisamos sempre atrelar um prazo as atividades e os objetivos. Sem isso, não tem como fazer um follow-up, controlar o andamento das ações etc. Sim – planos e cronogramas necessitam ser adaptados. Coisas imprevistas acontecem. Mas o mais importante do que o plano é exercer a atividade de planejar. Assim sempre estaremos com a mente e os olhos no assunto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário