A regra
S.M.A.R.T.
Todo mundo
sabe definir OBJETIVOS, todos nós temos – ou pelo menos deveríamos ter – e na
hora da apuração, se deu zebra , na grande maioria das vezes, temos “os outros”
ou a “falta de recursos” como culpados para o fracasso.
Objetivos (
por definição, o termo objetivo diz respeito a um fim que se quer
atingir, voltarei mais tarde para essa definição na letra R ) nascem de
diversas formas – por necessidade ( precisamos aumentar o lucro da empresa,
quero casar... ), por motivos pessoais, por curiosidade ( quero descobrir uma
passagem até a Índia velando pelo Oeste ....) , Competição
( queremos
ganhar a Copa Mundial de Futebol.... ) entre outros.
Embora que a
motivação ( = motivo para ação, agir ) é diferente, todos os objetivos deveriam
ter uma construção básica em comum – a regra S.M.A.R.T.
SMART é um
acrônimo Inglês para
1. SPECIFIC específico
2. MEASURABLE mensurável
3. ACCEPTED aceitado
4. REALISTIC realístico
5. TIME-BOUND atrelado a prazos
1. Specific
Um objetivo
deve ser específico e bem definido – para deixar todo mundo alinhado e poder
mensurar o progresso. BRASIL TEM QUE AUMENTAR A SUA PRODUTIVIDADE – não é um
Objetivo, é uma frase oca.
Precisamos
uma base, um benchmark, um indicador e um análise mais profundo.
Aumentar a
produtividade em quais setores ( Agricultura, Indústria de manufatura,
Serviços, aumentar em quantos %, em comparação com quais países etc.)
Neste ponto
já nascem as primeiras dificuldades para obter um resultado. Para planejar
precisamos de ações claras e especificas – sem isso, dançamos.
2. Measurable
Primordial
para poder mensurar o progresso, sem essa caraterística, todos os esforços
ocorrerão em vão. PRECISAMOS AUMENTAR O LUCRO DA NOSSA EMPRESA – ok, quantos %,
quantos R$ etc.
3. Accepted
Ninguém faz
nada sozinho ? Claro que faz, mas em grupo a gente vai mais longe..... A
Aceitação é precisa para garantir que todos trabalham em prol do assunto com o
esforço físico, intelectual etc. adequado.
Mesmo
seguindo um objetivo pessoal – se nós mesmos não acreditamos em nossas
capacidades – faltou aceitação e nada irá acontecer. Se os membros da nossa
equipe não acreditam que o objetivo será possível de ser alcançado – faltará
aquela gotinha que fará as coisas acontecer.
4. Realistic
Provavelmente
o ponto mais polémico – o que é considerado realístico.
Pecamos
muitas vezes em não pesquisar todas as fontes de informação – lembrando que a
grande maioria dos problemas se repetem, a roda já foi inventada por alguém faz
tempo, porém não acessamos todas as possibilidades de obter informações.
Enfrentamos restrições em termos de conhecimento ( não podemos esperar de um
padeiro a descoberta para a cura de câncer ), esquecemos adequar os recursos
necessários ( seja em capacidade, seja em termos financeiros ) e utilizar a
tecnologia disponível ao nosso favor. 500 anos atrás, pessoas foram queimadas
em plena praça pública por acreditar que a Terra não é o centro do nosso
universo....
Lembra da
Definição do termo objetivo ? Para poder atingir tal fim, o que precisa de
recursos.....?
5. Time-Bound
Ninguém é
eterno e não temos todo tempo do mundo – não adianta ter um plano maravilhoso
como aumentar o Lucro da Empresa em 23,76%, apresentando o mesmo na hora de ter
entrado em falência.
Portanto –
precisamos sempre atrelar um prazo as atividades e os objetivos. Sem isso, não
tem como fazer um follow-up, controlar o andamento das ações etc. Sim – planos
e cronogramas necessitam ser adaptados. Coisas imprevistas acontecem. Mas o
mais importante do que o plano é exercer a atividade de planejar. Assim sempre
estaremos com a mente e os olhos no assunto.
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