domingo, 20 de julho de 2014

Feedback........ Todos já ouviram, todos sabem como dar Feedback...... Sabem mesmo ????





Dar feedback é fundamental para melhorar o desempenho de todos na empresa. É também uma forma eficaz de aumentar o interesse e a produtividade de seus colaboradores. Em sua coluna no site Inc., a colunista Margaret Heffernan listou sete dicas valiosas para você aplicar em seu dia a dia. Saiba quais são:
1. O feedback deve ser imediato
Aprenda uma lição com os jogos de vídeo game: conforme joga, a pessoa recebe feedback instantâneo. O seu retorno deve ser dado sempre que possível. Se alguém fez algo criativo em uma reunião, elogie-o publicamente. Isso fará com que o estímulo seja ainda mais marcante.
2. Lembre-se do que seus funcionários fizeram de bom
Não espere por avaliações periódicas de desempenho. Pense em seus colaboradores e pergunte a si mesmo: “O que eles fizeram recentemente que é digno de elogios?” Depois, mande um e-mail ou ligue para eles. Faça disso um hábito.
3. Seja específico
Ouvir a frase “você está fazendo um ótimo trabalho” é legal, mas não tão efetivo, pois não expõe exatamente qual parte do trabalho está sendo bem feita. Por isso, descreva especificamente o que foi digno ou não de elogios. Esse tipo de feedback mostra que o gestor realmente presta atenção no trabalho da sua equipe.
4. Faça recomendações positivas
Na hora de expor os aspectos negativos de um funcionário, não se esqueça de falar o que pode ser feito para melhorar o desempenho. Um feedback negativo sem nenhuma recomendação provoca raiva e frustração, além de desmotivar um funcionário que muitas vezes só precisa de orientação. Na hora de fazer uma crítica, não se esqueça de fazê-la reservadamente: ninguém gosta de ser exposto em público.
5. Só dê feedback de assuntos que realmente importam
Toda avaliação deve dizer respeito à melhoria do trabalho, e apenas a isso. Portanto, comentários sobre cabelos, roupas e perda (ou ganho) de peso não são apropriados para um ambiente profissional.
6. Cuidado com as comparações
Comparações com desempenhos anteriores (“Nossa, você está cada vez melhor nisso!”) ou com concorrentes (“Eles nunca vão ser como nós”) são muito apropriadas. Mas nunca compare um funcionário com outra pessoa da mesma empresa – isso só traz fofoca.
7. Faça seu funcionário confiar em você
Sem feedback, as pessoas se sentem invisíveis. Elas podem pensar que seu gestor simplesmente não liga para o seu trabalho. No entanto, quando as dicas acima são colocadas em prática, o funcionário passa a confiar mais no seu gestor, o que também contribui para um desempenho mais satisfatório.

Vê o artigo na fonte:
http://colunas.revistapegn.globo.com/extrememakeover/2012/05/18/7-dicas-para-dar-feedback-a-seus-funcionarios/

Nenhum comentário:

Postar um comentário