sexta-feira, 25 de julho de 2014

Como calcular o Ponto de Equilíbrio






Sabendo do Ponto de Equilíbrio da sua empresa é fundamental na Análise de Custo Volume Lucro 


Como calcular o ponto de equilíbrio é uma ferramenta fundamental de análise financeira utilizada por empresários. Depois de conhecer os custos fixos e variáveis ​​para o produto a sua empresa produz, ou uma boa aproximação deles, você pode usar essa informação para calcular o ponto de equilíbrio da sua empresa. È uma ferramenta popular usado por proprietários de pequenas empresas para determinar o quanto o volume de seu produto que deve vender, a fim de fazer um lucro. É também uma parte importante da análise de custo-volume-lucro. 

Uma coisa é certa. A fim de saber qual é o preço de seu produto, você primeiro tem que saber como calcular ponto de equilíbrio. 

O que é o Ponto de Equilíbrio ? 

O Ponto de equilíbrio de uma empresa é o ponto em que suas vendas cobrem exatamente as suas despesas. A empresa vende unidades suficientes do seu produto para cobrir as suas despesas sem fazer lucro ou tomar uma perda. Se ele vende mais, então faz um lucro. Por outro lado, se vende menos, leva-se uma perda. 

Para calcular ponto de equilíbrio da empresa em volume de vendas, você precisa saber os valores das três variáveis​​. Essas três variáveis ​​são os 

  • custos fixos, 
  • custos variáveis​​,
  • e o preço do produto. 
Os custos fixos são aqueles que não mudam com o nível de vendas, tais como sobrecarga. Os custos variáveis ​​são aqueles que mudam com o nível de vendas, tais como o custo das mercadorias vendidas. O preço do produto foi definido pela empresa através do olhar para o custo de atacado do produto, ou o custo de fabricação do produto, e marcá-lo para cima.

Como calcular o Ponto de Equilíbrio

Para calcular ponto de equilíbrio de sua empresa, use a seguinte fórmula: 

Custos Fixos / Preço - Custos Variáveis ​​= Ponto de Equilíbrio em Unidades 

Nesta fórmula, os custos fixos são apresentados como um total - total dos custos fixos para a empresa. Basicamente, isso significa  a sobrecarga total para a empresa. Preço e variáveis ​​de custos, no entanto, são apresentados como custos unitários - o preço de cada produto vendido e o custo variável para essa unidade do produto. O denominador da equação dos custos, preços menos variáveis, é chamado de margem de contribuição. Em outras palavras, esta é a quantidade, por unidade de produto vendido, que a empresa pode contribuir para o pagamento de seus custos fixos. 

Um Exemplo de Ponto de Equilíbrio Ponto 

Empresa XYZ calculou que tem custos fixos que consistem em sua locação, a depreciação de seus ativos, os salários dos executivos, e impostos sobre a propriedade. Os custos fixos somam  $ 60.000. 

Seus custos variáveis ​​associados com a produção  são matéria-prima, mão de obra da fábrica, e as comissões de vendas. Os custos variáveis ​​foram calculados em  $ 0,80 por unidade. O preço é de $ 2,00 cada. 

Perante esta informação, podemos calcular o ponto de equilíbrio para o produto da empresa XYZ. 

Custos Fixos / Preço - Custos Variáveis 

60 mil $ / 2,00 $ - 0,80 $ = 50.000 unidades 

A Empresa XYZ possui para produzir e vender 50 mil unidades, a fim de cobrir as suas despesas totais, fixos e variáveis​​. Neste nível de vendas, eles vão fazer nenhum lucro, só o equilíbrio ( breakeven). 

O que acontece com o ponto de equilíbrio se as vendas mudam? 

E se mudar de suas vendas? Por exemplo, se a economia está em recessão, as vendas podem cair. Se cair a venda, então você não vai vender o suficiente para fazer o seu ponto de equilíbrio. No exemplo da Empresa XYZ , você não pode vender as 50.000 unidades necessárias para o breakeven. Nesse caso, você não seria capaz de pagar todas as suas despesas. O que você pode fazer nesta situação? 

Se você olhar para a fórmula de equilíbrio, você pode ver que existem duas soluções. Você pode aumentar o preço de seu produto ou você pode encontrar maneiras de reduzir seus custos, os fixos e / ou seus custos variáveis. 

Vamos dizer que você encontrar uma maneira de reduzir o custo das suas despesas gerais ou custos fixos, reduzindo o seu próprio salário de $ 10.000. Isso faz com que seus custos fixos vão cair de $ 60.000 para  $ 50.000. O ponto de equilíbrio é, mantendo as outras variáveis ​​do mesmo,: 

$ 50.000 / $ 2,00-0,80 $ = 41.666 unidades 

Previsivelmente, cortando seus custos fixos faz cair o seu ponto de equilíbrio. 

Se você reduzir seus custos variáveis​​, reduzindo seus custos de mercadorias vendidas a  $ 0,60 por unidade, então o seu ponto de equilíbrio, mantendo as outras variáveis ​​do mesmo, torna-se: 

60 mil $ / 2,00$-$ 0,60 = 42.857 unidades 

A partir desta análise, é possível ver que, se você pode reduzir os custos variáveis​​, você pode baixar o seu ponto de equilíbrio, sem ter que aumentar o seu preço. 

Relacionamentos entre os custos fixos, custos variáveis​​, preço e volume 

Como o proprietário de uma pequena empresa, você pode ver que qualquer decisão que você faz sobre preços de seu produto, os custos incorridos na sua empresa, e o volume resultante que você vende são inter-relacionados. Calcular o ponto de equilíbrio é apenas um componente de análise de custo-volume-lucro. 

Você também tem que considerar como você aloca os custos em sua empresa - os custos diretos e indiretos - que contribuem para a sobrecarga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário